Nutrição

A qualidade da alimentação exerce um papel de extrema importância para a saúde, visto que hábitos alimentares inadequados estão diretamente relacionados às enfermidades crônicas e degenerativas.

 

Mas um estilo de vida saudável também depende de outros fatores. Desde a prática de exercícios até como conduzimos nossos relacionamentos pessoais, assim como opções pelo fumo, álcool, por exemplo.

 

A boa nutrição é fundamental para a saúde e os princípios da alimentação saudável são muito simples. O segredo é comer variedade de alimentos na proporção certa, sabendo escolher aqueles que fornecerão os diversos nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. 

Peça ajuda à nutricionista para aprender a montar uma refeição balanceada.

Veja também como realizar uma nutrição saudável

A pirâmide alimentar

Para auxiliar na escolha de alimentos saudáveis, pode-se utilizar a pirâmide alimentar, que funciona como um orientador desta escolha.
A pirâmide alimentar separa os alimentos em energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras, de consumo limitado.

 

Os alimentos energéticos são os responsáveis por gerar energia (combustível) para que nosso organismo possa realizar suas funções normais. Eles são os carboidratos complexos, como farinhas, pães, tubérculos, massas, cereais, trigo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções ao dia.

Os reguladores, que são os legumes, frutas e verduras, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Deve-se consumir de 4 a 5 porções de vegetais e de 3 a 5 porções de frutas ao dia.

 

Os construtores são os ricos em proteínas, como o leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas, e são responsáveis pela construção de novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos. Devem ser consumidas 3 porções de leite e derivados ao dia, de 1 a 2 porções de carne ou equivalentes ao dia e as leguminosas 1 porção ao dia.

 

Dentre os energéticos extras, os açúcares e doces devem ser consumidos com moderação de 1 a 2 porções ao dia. As gorduras, por sua vez, são necessárias em uma quantidade mínima ao organismo de 1 a 2 porções ao dia, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e transporte de algumas vitaminas.

Este site segue as normas éticas para médicos do Conselho Regional de Medicina. Desenvolvemos este espaço com o objetivo de atender aos nossos clientes com dicas, orientações e matérias interessantes para sua saúde plena.

  • Facebook Social Icon
-
00:00 / 00:00

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1410

Higienópolis - São Paulo, SP

CEP: 01239-040
TEL: 11 3663-5753

        11 2649-2450

Email: biodiet@biodiet.com.br