Endocrinologia e Metabologia

  • Endocrinologia - é a área da Medicina que se dedica ao estudo das doenças e funcionamento das glândulas do corpo humano. As glândulas possuem uma ou mais funções específicas e produzem substâncias químicas chamadas “hormônios”, que tem a capacidade de manter o corpo humano numa determinada situação de equilíbrio. As alterações na produção desses hormônios podem, por sua vez, ter várias causas e essas anormalidades provocarão um ou mais distúrbios no funcionamento perfeito de nosso corpo.


     

  • Metabologia - significa o estudo do metabolismo humano, ou seja, o estudo das transformações energéticas que dão ao ser humano a vida, tendo como fonte elementar de energia os alimentos que consome.

Obesidade Infantil

Infelizmente a obesidade infantil acomete um grande número de crianças. Por ser uma doença séria e grave, na medida em que traz sofrimentos físicos e psicológicos à criança e seus familiares, inclusive com maior risco de morte, se faz necessário medidas de contenção desta epidemia e cuidados individuais especializados.

Já é conhecido que doenças associadas a obesidade em adultos, até pouco tempo atrás não eram descritas em crianças e, infelizmente, hoje já o são, como diabetes, hipertensão arterial, etc.. Muitos destes casos estão associados a vida moderna, com sua excessiva dose de sedentarismo, onde as crianças já não podem mais brincar nas ruas por causa da crescente violência, ou não o querem, dando preferência aos jogos eletrônicos (video games), programas de televisão ou computadores. Aliado a isto, comumente possuem uma dieta desbalanceada, hipercalórica às custas de lanches e comidas prontas (fast food).

O resultado é que hoje nossos consultórios estão repletos de crianças obesas com pais ansiosos e despreparados para lidar com o problema. A fim de conseguirmos melhores resultados, a Biodiet desenvolveu um programa especializado em reeducação para crianças. Através de encontros semanais, estes pacientes discutem suas dificuldades e aprendem com nossos especialistas como lidar melhor com as refeições. Ao estarem entre “amigos”(outras crianças da mesma faixa etária) o aprendizado fica mais fácil de ser absorvido e praticado, e os resultados aparecem mais cedo.

Leia mais em depoimento da Dra. Márcia

Psicoterapia pode ajudar nos tratamentos de obesidade, diabetes e distúrbios alimentares...

É notório que a obesidade é motivo de grandes problemas de saúde física e mental de seus portadores. A baixa auto-estima e a imagem que o obeso passa socialmente, prejudicam seu desempenho perante a família, o trabalho e a comunidade em geral.

Grande parte das pessoas desenvolve um comer compulsivo substituindo ou compensando suas ansiedades e frustações da vida cotidiana. A Psicoterapia, neste momento, se torna um método de ajuda de extrema valia para que a pessoa adquira o conhecimento de si próprio e passe a entender o por quê desse comportamento e a partir daí, comece a ingerir alimentos para satisfazerem suas necessidades físicas e não somente psicológicas.

O diagnóstico e os procedimentos médicos e nutricionais que envolvem a perda de peso (obesidade) e o controle da glicemia (diabetes), se associados a psicoterapias, são comprovadamente mais eficientes.

A aceitação e a adesão ao tratamento, bem como a colaboração dos familiares, são fatores fundamentais para a obtenção dos resultados almejados.O psicólogo pode contribuir no sentido de amenizar a ansiedade, conscientizar a importância, visando a auto determinação para controle e resolução do problema.

Este site segue as normas éticas para médicos do Conselho Regional de Medicina. Desenvolvemos este espaço com o objetivo de atender aos nossos clientes com dicas, orientações e matérias interessantes para sua saúde plena.

  • Facebook Social Icon
-
00:00 / 00:00

Rua Mato Grosso, 306, conj. 1410

Higienópolis - São Paulo, SP

CEP: 01239-040
TEL: 11 3663-5753

        11 2649-2450

Email: biodiet@biodiet.com.br